Logo-01.jpg

 

 

Tire suas dúvidas conosco!              

 

WhatsApp: (12) 99102-7272 | (12) 98279-9157

E-mail: contato@dslconsult.com.br                    

ELABORAÇÃO DE MANUAL DE BOAS PRÁTICAS

 

Descrição: Através da elaboração do Manual de Boas Práticas e seus respectivos procedimentos de gestão de qualidade as empresas se preparam para os processos de Certificação de Boas Práticas de Fabricação, Distribuição e/ou Armazenagem...

 

COMO FAZER A ELABORAÇÃO DE MANUAL DE BOAS PRÁTICAS?

 

Empresas ou indústrias que trabalham com os setores farmacêuticos, médicos, veterinários e similares devem especificamente seguir as normas da ANVISA, que é o órgão federal da Vigilância Sanitária. Por conta disso, há diversos procedimentos e boas práticas recomendadas pela ANVISA que devem ser seguidas por essas empresas. Para estar autorizado perante aos órgãos de vigilância sanitária, alguns passos são feitos para estar tudo normalizado e legalizado. Um dos passos importantes está na elaboração de Manual de Boas Práticas. A DSL Consult é uma empresa especializada em todos os procedimentos e certificações ligados à ANVISA e auxilia diferentes produtoras e empresas ligadas ao setor.

As empresas produtoras de produtos sujeitos à vigilância sanitária, devem, obrigatoriamente, cumprir as Boas Práticas, com o papel de seguir os procedimentos e práticas estabelecidos em Lei. A ANVISA é o órgão fiscalizador da vigilância sanitária, portanto, todos os estabelecimentos que produzem ou trabalham com serviços relacionados à saúde do usuário têm de seguir normas para que os produtos estejam totalmente protegidos de qualquer tipo de contaminação, assim como o ambiente de trabalho higienizado e bem estruturado para armazenamento dos produtos.

 

O IMPORTANTE PAPEL DA ELABORAÇÃO DE MANUAL DE BOAS PRÁTICAS

 

Para demonstrar maior aptidão e preparo no que tange à vigilância sanitária, a ANVISA criou a certificação de Boas Práticas de Fabricação, Distribuição e Armazenagem (CBPFDA). As empresas de produtos para saúde que fabricam produtos classe I e/ou II, não são certificadas pela ANVISA, somente as fabricantes de produtos classe III e IV necessariamente necessitam desta certificação. As empresas distribuidoras não são obrigadas a obter essa certificação, porém, é um diferencial de qualquer empresa.

A DSL Consult passou então a realizar treinamentos específicos com interpretação de normas e resoluções e formação de auditores internos de qualidade, visando o processo de Certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e/ou Distribuição. Através da elaboração de Manual de Boas Práticas de forma adequada e objetiva, as empresas terão maior desempenho no que tange à produção, distribuição e armazenagem dos materiais relacionados à saúde.

Para entender com mais detalhes, o Certificado de Boas Práticas de Fabricação, Distribuição e Armazenagem (CBPFDA) é o documento emitido pela Anvisa atestando que determinado estabelecimento cumpre com as Boas Práticas de  acordo com a legislação em vigor.

Essa certificação é apenas válida para empresas produtoras, armazenadoras, distribuidoras e importadoras de medicamentos, produtos para saúde como materiais hospitalares, insumos farmacêuticos, produtos de higiene e limpeza e cosméticos.

Com ou sem a certificação, as empresas elaboram o Manual de Boas Práticas no intuito de documentar a realização de certos procedimentos e cuidados com a qualidade dos produtos. Como será a estocagem, a limpeza do ambiente, os métodos de trabalho, entre outros detalhes tecnicamente abordados em um único documento, que deve ser entregue aos órgãos competentes. A DSL Consult está no mercado para auxiliar as diferentes empresas que precisam seguir todas as regras da ANVISA, estando autorizado legalmente no país. Entre em contato conosco e saiba a importância da elaboração do Manual de Boas Práticas.