Logo-01.jpg

 

 

Tire suas dúvidas conosco!              

 

WhatsApp: (12) 99102-7272 | (12) 98279-9157

E-mail: contato@dslconsult.com.br                    

AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA DISTRIBUIDOR

 

Descrição: É importante que toda distribuidora tenha uma Autorização de Funcionamento de distribuição, pois é isso que atesta que a empresa está legalmente autorizada, conforme preconiza a legislação sanitária vigente...

A RDC016/2014 determina que produtos de uso leigo sejam distribuídos por comércio varejista e produtos de uso profissional sejam distriuídos por comércios atacadistas.

Fique atento a estes requisitos ao montar a estratégia de sua empresa. Conte com a DSLConsult para lhe orientar ao melhor caminho.

 

 

O PASSO A PASSO DE OBTER A AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA DISTRIBUIDOR

 

Uma distribuidora que está entrando no mercado, assim como as que já estão no mercado, mas precisam renovar as documentações de vigilância sanitária, necessitam ter uma Autorização de Funcionamento. Não exatamente qualquer tipo de distribuidora, mas sim as distribuidoras de produtos relacionados a saúde. Essa Autorização de Funcionamento para distribuidor é procedimento da ANVISA, por isso é voltado apenas para alguns setores.

O processo de Autorização de Funcionamento para distribuidor é feito através de um peticionamento solicitado nos órgãos públicos municipais ou estaduais, sendo estes o LTA e licença de funcionamento e na ANVISA. A Autorização de Funcionamento é válida para empresas como fabricantes, depósitos, distribuidoras, importadoras, transportadoras etc de produtos como: corrrelatos, cosméticos, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, perfumes, saneantes e qualquer produto de saúde. Caso seja um distribuidor desses tipos de produtos, a Autorização de Funcionamento é obrigatória.

É necessário o preenchimento do peticionamento, informando dados específicos da empresa como CNPJ, endereço, o tipo da empresa (se é distribuidora, por exemplo), entre outras informações. Após preenchido, o documento é enviado para os órgãos competentes, que darão um número de autorização, permitindo que o estabelecimento realize o trabalho com os produtos relacionados à saúde.

 

A IMPORTÂNCIA DE POSSUIR UMA AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA DISTRIBUIDOR

 

É importante que toda distribuidora tenha uma Autorização de Funcionamento para distribuidor, pois é isso que atesta que a empresa está legalmente autorizada, conforme preconiza a legislação sanitária vigente. A DSL Consult é uma consultoria que auxilia e trabalha com os trâmites para a geração da Autorização de Funcionamento para distribuidor, possuindo uma equipe altamente capacitada para lidar com as documentações e as etapas burocráticas existentes. Saiba mais entrando em contato conosco.

Possuindo a Autorização de Funcionamento para distribuidor, sua empresa poderá realizar toda a logística de um novo setor de produtos, sendo legalmente autorizado.

A Autorização de funcionamento - AFE é uma das últimas etapas de um distribuidor, pois antes de peticionar a AFE na ANVISA a empresa precisará ter aprovado seu LTA e licença sanitária.

 

Regule seus documentos e esteja certificado para que seus negócios aumentem e prosperem. Entre em contato com um profissional da DSL para saber o passo a passo para a obtenção da Autorização de Funcionamento para distribuidor.

 

 

 

AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA TRANSPORTADORA

 

A Autorização de Funcionamento, AFE ou AE, para transportadora só ocorre no caso de as empresas trabalharem com os seguintes produtos: cosméticos, correlatos, medicamentos, insumos farmacêuticos, perfumes, produtos de higiene e limpeza e saneantes.

 

COMO TIRAR A AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA TRANSPORTADORA?

 

Em casos de transportadoras de produtos de saúde, cosméticos, correlatos, medicamentos, insumos farmacêuticos, perfumes, produtos de higiene e limpeza e saneantes é preciso obter uma Autorização de Funcionamento, para que esteja em conformidade com a legislação sanitária vigente. As empresas de transporte de alimentos somente necessitam da licença sanitária.

 

Essa Autorização precisa ser solicitada através de um peticionamento de documentação para concessão de Autorização de Funcionamento para transportadora, e somente poderá ser peticionada após a inspeção da equipe de vigilância sanitária da cidade.

Depois de inspecionada a empresa e os veículos de transporte, a vigilância sanitária emite um relatório com parecer conclusivo, e em sendo satisfatório, este relatório, com peticionamento mais o pagamento da taxa de concessão devem ser enviados a ANVISA.

 

A DSL Consult é uma consultoria que trabalha com todos os trâmites e documentações relacionadas à Vigilância Sanitária, auxiliando também na obtenção da Autorização de Funcionamento para transportadora na ANVISA.

 

AS VANTAGENS DE POSSUIR UMA AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA TRANSPORTADORA

 

Possuindo a Autorização de Funcionamento para transportadora, sua empresa poderá realizar toda a logística de um novo setor de produtos, sendo legalmente autorizado.

Regule seus documentos e esteja certificado para que seus negócios aumentem e prosperem. Entre em contato com um profissional da DSL para saber o passo a passo para a obtenção da Autorização de Funcionamento para transportadora.

 

 

AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA INDÚSTRIA

 

Indústrias dos setores cosméticos, correlatos, medicamentos, insumos farmacêuticos, perfumes, produtos de higiene e limpeza e saneantes, necessitam estar licenciadas perante à Vigilância Sanitária.

A obtençaõ da licença sanitária de indústria começa com o LTA - LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO, passa pela inspeção sanitária e somente após a publicação da autorização de funcionamento no diário oficial da união, obtem a licença sanitária.

Essa documentação mantém a empresa legalmente autorizada a fabricar produtos relacionados à saúde.

Tecnicamente esse documento é denominado Autorização de Funcionamento para indústrias, e pode ser preenchida com auxílio da DSL Consult, empresa que está desde 2000 no ramo de consultoria de qualquer procedimento relacionado à Vigilância Sanitária.

 

PRIMEIRA ETAPA PARA TER UMA AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA INDÚSTRIA

A DSL Consult tem uma equipe preparada para lidar com todas as etapas regulatórias junto a Anvisa e outros órgãos públicos competentes de Vigilância Sanitária, iniciando pelo LTA, licença de funcionamento e autorização de Funcionamento para indústrias, que consiste em um documento emitido pela ANVISA que indica as categorias e atividades que a empresa poderá exercer.

O preenchimento da Autorização de Funcionamento para indústrias precisa ser feito com cuidado, pois nela constam informações cruciais da indústria, como CNPJ, endereço, ramo de atuação, local de fabricação e armazenamento do produto, entre outros dados. Após o preenchimento, o documento é enviado para a ANVISA.

Tanto indústrias que estão entrando nesse mercado regulatório, quanto as indústrias que já estão no ramo por muitos anos, necessitam ter o mesmo documento: a Autorização de Funcionamento para indústria.

Entre em contato com a equipe da DSL e saiba mais sobre a importância da Autorização de Funcionamento para indústria.

 

 

AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA IMPORTADOR

Possuindo a Autorização de Funcionamento para importador, sua empresa poderá realizar a importação e distribuição de produtos de interesse sanitário de forma totalmente regularizada.

 

SAIBA O QUE É AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA IMPORTADOR

 

A atividade de importação de produtos de interesse sanitário acontece após a publicação da AFE principal da empresa, ou seja, é uma atividade ampliada.

Com a AFE contendo a atividade de importação a empresa poderá regularizar um produto em seu nome sendo indicado um fabricante internacioal.

É muito importante que a empresa importadora tenha informações sobre o produto alvo de comercialização no Brasil, a empresa deve se certificar que este produto está devidamente regularizado no país de origem, que a empresa fabricante é idônea, tem capacidade produtiva, preferencialmente certificada em normas internacionais de sistema de qualidade.

Entre em contato com um profissional da DSL para saber o passo a passo para a obtenção da Autorização de Funcionamento para importador, evitando perda de tempo para o início do processo.

 

A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR AS LEIS E POSSUIR UMA AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA IMPORTADOR

 

É importante seguir os procedimentos no que tange a ANVISA pois são padrões e ações que melhoram e protegem os produtos, pensando no bem-estar do consumidor final. Por isso o ambiente, as embalagens, o transporte, entre outros, precisa estar de acordo com as condições higiênico sanitárias preconizadas pela ANVISA. São cuidados especiais para que os produtos não sejam contaminados, descartados ou estraguem por falta de estrutura.

Para obter a Autorização de Funcionamento para importador, a empresa primeiro deve obter o LTA e licença de funcionamento, e a realizar o peticionamento da AFE na ANVISA. É um tipo de certificação que trás diferenciais para a empresa, pois está seguindo rigidamente todas as padronizações nacionais, competindo até mesmo com o mercado internacional.

 

A DSL Consult tem o objetivo de auxiliar a empresa em todas as etapas junto aos órgãos públicos competentes, possibilitando que os profissionais e donos do empreendimento se preocupem com outras questões administrativas.

 

Regule seus documentos e esteja certificado para que seus negócios aumentem e prosperem. Entre em contato com um profissional da DSL para saber o passo a passo para a obtenção da Autorização de Funcionamento para importador.